APRENDENDO A NAMORAR #3 - QUAL A MAIOR DIFICULDADE DOS HOMENS NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS? (NO FINA
Homens e mulheres tem muita dificuldade de se entenderem. Isso não é novidade nenhuma! O principal motivo deste desentendimento é o fato de que ambos buscam fazer pelo outro aquilo que mais valorizam para si próprios. Eis aí o problema! O que o homem mais aprecia é o que a mulher menos precisa. E o que a mulher mais necessita é o que o homem menos da importância.
Por exemplo, as namoradas dão muito carinho para os namorados porque elas gostam de aconchego e querem muito isso pra elas mesmas. Da mesma forma, os namorados estão sempre tentando transar, porque sexo é a sua necessidade mais urgente. E ambos acabam chateados. Pois, receberam algo que não precisam tanto. O problema dos casais, muitas vezes, não é o egoísmo ou a falta de consideração e sim a ignorância em relação ao que o parceiro precisa, por acreditarem na máxima: "Faça ao outro o que gostaria que fizesse por você".
E assim, a grosso modo, a mulher fica dando carinho para o homem por ser a necessidade mais urgente dela. E o homem fica tentando transar o tempo todo, pois essa é a sua necessidade mais forte. E aí, a mulher fica pensando: "ele so quer meu corpo, ele nunca quer fazer só carinho. Será que ele gosta mesmo de mim ou só quer sexo?". E o homem fica pensando: "mas eu não sei dar carinho, eu mesmo recebi pouco na minha vida, e quando faço carinho fico excitado, sou louco nessa mulher, como faço pra me segurar"? E aí, amigos, como resolver esse dilema???
Vamos aprender umas coisas, homens...
A primeira coisa são os homens entenderem que sua principal dificuldade em relacionamentos chama-se: carinho. O homem precisa ter aula de carinho. Entender que carinho é a comunicação do amor. Não adianta só gostarmos de alguém, temos que saber como mostrar isso! E o carinho é a principal forma de expressar o amor que sentimos. O carinho é uma expressão direta e convincente de amor. Então, o problema não está no gostar, mas em aprender a forma certa de mostrar que se gosta.
A segunda coisa é o homem entender que essa é a necessidade mais urgente da mulher. Bom, da maioria das mulheres, né? Mas, vamos focar apenas na regra e não na exceção. E como cada mulher é única, o homem precisa saber quais os gestos de carinho que são mais importantes para a sua mulher. Para isso, é fundamental a mulher dizer quais são os sinais de amor que ela considera mais importantes e não ficar querendo que o homem seja um vidente, um médium, um oráculo. E claro, também, o homem ficar mais atento, geralmente o que a mulher faz pra ele é o que ela quer que ele faça pra ela. Dentro daquela máxima que citei anteriormente, "Faça ao outro o que gostaria que fizesse por você", encontramos pistas quentíssimas, do que elas gostam. É uma questão de treinarmos nossa sensibilidade.
A terceira coisa é um exercício que proponho aos casais para fazerem juntos. Os casais devem se juntar, pegarem um papel e uma caneta e preencherem duas listas; uma de hábitos carinhosos que precisam ser criados e outra de hábitos amorosos que precisam ser evitados.
O foco nesse momento é a mulher, tá homens? A necessidade de carinho é muitoooo mais urgente nelas. Então, sejam humildes e escutem se quiserem que a relação continue, senão a fila vai andar amigo. Você vai perder playboy! Então, relaxem e bora aprender e praticar...
Vou colocar aqui alguns exemplos dos exercícios para ficar mais fácil entender como funciona.
Para os hábitos amorosos que precisam ser criados, as mulheres geralmente escrevem:
- despedir-se de mim com um abraço e um beijo antes de sair pra trabalhar - Ligar pra mim durante o dia pra saber como estou, dizer como ele está e que horas vai chegar em casa e vermos alguns planos para fazermos juntos, gosto de me sentir incluída. - Ao chegar em casa do trabalho, me dar um beijo carinhoso e conversar comigo sobre como foi o meu dia - Ajudar a lavar louça depois do jantar.
Entre outros tantos... Cada mulher deve preencher com aquilo que é mais importante pra ela.
Para os hábitos amorosos que precisam ser evitados, as mulheres geralmente escrevem:
- Não apertar minha bunda e seios quando estiver sendo carinhoso comigo. - Não ficar falando gostosa, ou palavras de referência sexual pensando que está sendo carinhoso
Entre outros tantos... Cada mulher deve preencher com aquilo que mais incomoda ela. Esses dois exemplos que coloquei são hábitos que as mulheres gostariam muito que fossem evitados e que apareceram em todas as listas que recebo. Tamanha a falta de sincronia entre o que o homem pensa ser carinho e o que a mulher entende como carinho.
Coloquem ao final desse texto comentários mostrando como a dificuldade de sintonizar carinho e sexo fez com que relacionamentos que vocês viveram acabassem e também como conseguiram fazer a sintonia entre carinho e sexo acontecer e o relacionamento ganhou vida e amor. Compartilhem conosco suas experiências e ajudem a aprofundar o debate, marcando amigos e amigas. Vamos juntos aprender cada vez mais.
Para que um relacionamento mantenha o romance e consiga também manter constante o crescimento da intimidade e da proximidade do casal o carinho é o cimento que vai criar a estrutura pra isso ocorrer. Carinho simboliza segurança, proteção, conforto, aprovação, conexão emocional. E com a necessidade de carinho dela bem satisfeita a necessidade de sexo dele será muito bem atendida.
E a grande alegria em um relacionamento é quando os dois adquirem percepção e habilidade para atender as necessidades emocionais um do outro. E sentem prazer em fazer isso. Encontraram uma sintonia, encontraram a tão desejada cumplicidade. É um território para todos, mas que infelizmente, poucos chegam lá, pois exige muito trabalho, versatilidade e sensibilidade. Mas, estamos juntos para aprender tudo isso e muito mais. Vem com a gente...