4 PONTOS FUNDAMENTAIS EM UM RELACIONAMENTO AMOROSO
Neste texto, vou falar sobre os QUATRO pontos fundamentais que uma relação afetiva deve ter para que se estabeleça um vínculo amoroso de qualidade e depois vou citar os motivos pelos quais eu acredito que, atualmente, é o melhor momento para gerarmos bons casamentos.
1- Relacionamento funciona porque tá sempre falhando.
Uma prova da veracidade dessa afirmativa é que os casais repetem incessantemente a expressão: Eu te amo. Não é suficiente falar só uma vez. É preciso repetir e repetir, indefinidamente. É preciso colocar advérbios, dizer que ama muito. É necessário reafirmar a todo instante o sentimento que se tem pelo outro, até mesmo, para que o outro faça o mesmo. A QUESTÃO É QUE NÃO PODE HAVER UM ENTENDIMENTO COMPLETO. É preciso ter sempre algo a mais pra se entender, pra se interpretar, pra se comunicar. O outro deve ser um constante MISTÉRIO. Desta maneira, os problemas e as confusões são transformados em boas aventuras para serem experimentadas e renovadas.
2- Relacionamento funciona porque o casal continua sendo um desafio um para o outro.
O homem é mais movido pelo impossível e a mulher é mais movida pela insatisfação. Quando uma mulher se torna totalmente possível para um homem ele desanima, desencanta, desinteressa, o mesmo acontece com a mulher, quando o homem a satisfaz por completo. A QUESTÃO É QUE NÃO PODE HAVER UMA CONQUISTA DEFINITIVA. O outro deve ser um constante DESAFIO. Assim o relacionamento não caí no tédio e nem no stress, tornando-se uma relação consistentemente sedutora e charmosa.
3- Relacionamento funciona quando é o encontro de duas individualidades
A paixão é fusão. A pessoa apaixonada vê no outro a si próprio. Portanto, não existe duas pessoas na paixão, existe uma. E essa uma é plenamente satisfatória, pois ela é o seu próprio desejo. E assim a paixão não vê a frustração. Quando as diferenças se estabelecem a paixão vai diminuindo e aí surge a decepção, a descoberta de que a pessoa é diferente do que tinha sido imaginado. A pessoa começa a ver o outro e precisa entender que esse outro é diferente do que ela tinha imaginado. O amor é o encontro das diferenças, é o território das transformações. O amor é um encontro permanente. O amor não é uma mistura de personalidades. O casal deve descobrir a alegria de ser dois. A principal regra do amor é a cumplicidade.
4- Relacionamento funciona quando substituímos o egocentrismo e a dependência pela empatia.
As pessoas estão descobrindo a duras penas que amor não é mistura de personalidades. A pessoa que não tem clareza da sua própria identidade, ou seja, que não tem confiança sobre o que ela é, sobre o que ela quer, sobre quais são os objetivos que ela tem na vida, ela vai construindo o seu desejo a partir dos olhos dos outros e assim ela vai deslocando o centro da sua atenção para o que os outros vão achar, então, a possibilidade que ela perca completamente a noção do seu próprio desejo é muito grande, isso faz com que ela perca um referencial fundamental sobre quem ela é, tornando-se assim alguém bastante dependente do outro e/ou bastante egocêntrico, um verdadeiro tirano dentro da relação.
Essa questão tem ficado cada vez mais clara para as pessoas, e a tendência é que isso seja conscientizado por um número cada vez maior e assim as escolhas amorosas serão feitas com maturidade, o que vai permitir o casal viver a imensidão das suas individualidades, seguros e felizes por serem dois, sem a necessidade de se transformarem em um e confiantes que é justamente por serem indivíduos inteiros que conseguem enxergar uma exuberância em cada um e daí tirar a criatividade, o interesse, a atenção e o prazer de se fazer possível para o parceiro ao mesmo tempo em que contribui para que ele encontre o seu melhor com muito amor e inspiração, que são os ingredientes certos da paixão.